Converse conosco

Tire todas as suas dúvidas

Fale com um Especialista

Atendimento de Segunda à Sexta das 9:00 às 18hs

Perguntas Frequentes

A Geo KCN com o objetivo de tentar facilitar e esclarecer os visitantes de seu site, separou as questões que mais frequentemente ouve de seus clientes.
 Se por acaso, sua dúvida não tenha sido abordada, ou esclarecida totalmente, fale conosco, usando nosso canal de contato.

Este documento impõe advertência ao estabelecimento, por ter infringido ou apresentado alguma irregularidade perante o órgão ambiental. A AIIPA geralmente apresenta algumas exigências técnicas ao estabelecimento infrator, as quais necessitam ser atendidos nos prazos solicitados e descritos no documento. A GEO KCN possui uma equipe de profissionais qualificados para realizar o atendimento todas as exigências técnicas solicitadas e dentro dos prazos estabelecidos.

Inicialmente, deve-se realizar a Investigação Confirmatória de Passivos Ambientais. Enquanto a investigação é realizada, providenciar os projetos de reforma conforme exigências técnicas da Cetesb, além dos documentos necessários* para a obtenção da Licença de Instalação para cada uma das categorias (Adequação Mínima, Reforma ou Reforma Completa).

Não.  Apenas após a emissão pela Cetesb das Licenças Prévia e de Instalação é permitido iniciar as obras de reforma das instalações do posto. Isso ocorre pois, durante a análise do pedido de Licença de Instalação é que a Cetesb verificará se a obra se dará de acordo com as exigências técnicas.

Para a Cetesb, a simples constatação de fase livre no solo ou na água subterrânea caracteriza a área como contaminada. Assim sendo, não existe necessidade de continuar a investigação confirmatória, nem mesmo de enviar amostras ao laboratório. Apenas um laudo constatando a presença da fase livre já é suficiente para o protocolo das Licenças Prévia e de Instalação.

Um Sistema de Remediação ambiental é um conjunto de técnicas cuja finalidade é eliminar os contaminantes presentes tanto no solo como na água subterrânea, provenientes de derramamentos de produtos químicos em sub-superfície. O Sistema de Remedição, promove a eliminação da fração de contaminantes dissolvidos na água e retidos no solo, de forma que sejam atingidos os valores estipulados pelos órgãos ambientais ou calculados especificamente para cada área.

O Sistema de Remediação Ambiental é resultado da Análise de Risco Ambiental, desde que comprovada a necessidade de se limpar a área em questão. Durante a Investigação Detalhada determina-se quais os contaminantes presentes na área de interesse, as concentrações existentes tanto no solo quanto na água subterrânea e a extensão das plumas de contaminação. Caso as concentrações dos contaminantes estejam acima dos valores estabelecidos pelo órgão ambiental ou dos valores calculados na Análise de Risco Ambiental, é necessária a descontaminação do solo e/ou da água subterrânea. É necessário a execução de um projeto do Sistema de Remediação Ambiental, sua implantação, operação e monitoramento.

A empresa de consultoria ambiental eleita pelo cliente, deve solicitar todo o histórico ambiental da área, como relatórios anteriores encaminhados aos órgãos ambientais e informações coletadas em visitas ao local, somente após estas avaliações é que se poderão adequar uma das inúmeras técnicas conhecidas às condições locais.

Uma investigação e análise de risco, bem executadas além de um projeto de remediação bem estruturado indicam uma estimativa de tempo bastante confiável para a limpeza da área estudada, porém a boa instalação, operação e principalmente monitoramento é que podem nortear o cumprimento deste prazo. O mercado de uma forma geral indica que 1 ano é tempo suficiente, desde que não haja nova incidência de contaminação do local, porém por tratar-se de um evento dinâmico, muitas vezes este prazo pode ser aumentado ou reduzido, sempre lembrando que é de fundamental importância o monitoramento durante o andamento para as correções de rotas.

© 2024 – Geo Kcn – Todos os direitos reservados

Desenvolvido por ALC